Estudantes de escolas públicas terão uma experiência única e educativa, adentrando o mundo do Cinema de Animação através de oficinas promovidas pelo Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Com lápis, papel e muita imaginação, cerca de 80 crianças a partir de 12 anos terão a chance de aprender sobre produção cinematográfica e criar seus próprios curtas-metragens.
As oficinas serão ministradas pelo professor e cineasta Telmo Carvalho, em parceria com o Complexo do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, e com a Cegás, em Fortaleza. Em São Gonçalo do Amarante, as atividades acontecerão entre os dias 13 e 15 de março, na Associação das Famílias do Pecém (ASFAP), com turmas pela manhã e à tarde. Já em Fortaleza, serão realizadas duas turmas de oficinas, de 20 a 22 de março, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Iracema, no bairro José de Alencar (EEMTI Iracema).
Durante as oficinas, que terão duração de 9 horas cada, os alunos serão introduzidos à história da animação e aprenderão sobre técnicas e equipamentos básicos utilizados na produção cinematográfica. A parte prática consistirá na criação de um curta-metragem de animação, desde a concepção do roteiro até a produção dos personagens e cenários, resultando em um vídeo de 1 minuto de duração. Cada participante receberá uma cópia do filme produzido, o making of e um certificado de conclusão da atividade.
Os temas dos curtas produzidos abordarão questões relevantes, como tecnologia, meio ambiente, energia renovável e cultura local. A iniciativa faz parte do projeto de formação do 33º Cine Ceará, realizado em 2023, e busca promover o acesso à cultura e estimular a criatividade e o aprendizado por meio do cinema.
A itinerância do 33º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, da Bucanero Filmes e da Associação Cultural Cine Ceará, com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. A promoção é do Sistema Verdes Mares, com patrocínio da Prefeitura de Fortaleza, Cegás, Complexo do Pecém, Banco do Nordeste e Governo Federal, além de patrocínios Vip da Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá, e patrocínio Master pela Lei Rouanet e Itaú.
O McDonald’s anunciou um novo menu de baixo custo, o “McValue”, uma nova categoria de…
A cesta de Natal fechará o ano com alta de 9,16%, projeta a prévia do…
Os americanos estão fartos das altas contas do supermercado e esperam que o presidente eleito…
O pepperoni estava saindo de controle na Hormel, empresa de alimentos dos Estados Unidos.No ano…
A confiança do consumidor dos Estados Unidos aumentou para um recorde de sete meses no…
Os preços mundiais dos alimentos subiram em outubro, atingindo a maior alta em 18 meses,…