Não importa onde você vá: os hambúrgueres de fast-food parecem, quase uniformemente, os mesmos hambúrgueres redondos e planos. Exceto na Wendy’s, que tem hambúrgueres quadrados.
A razão para a forma atípica pode ser rastreada até o fundador da Wendy’s, Dave Thomas. Em 1969, ele abriu a primeira lanchonete Wendy’s em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos, porque não estava satisfeito com as outras opções. Para torná-la distinta em comparação com as lanchonetes concorrentes da Wendy’s, ele usou carne fresca moldada em uma forma quadrada.
Os cantos dos hambúrgueres da Wendy’s ficam para fora dos pães. Dessa forma, Thomas acreditava que os clientes veriam a qualidade do hambúrguer, de acordo com a história da empresa.
A empresa usa há muito tempo os hambúrgueres quadrados em suas campanhas de marketing. Por exemplo, a cadeia de restaurantes costuma dizer que “cortar cantos não está no DNA da Wendy’s”.
“Podemos colocar mais hambúrgueres quadrados em uma única grelha do que redondos”, disse John Li, vice-presidente de inovação culinária da Wendy’s Company, à CNN Business.
O uso de carne fresca em vez de congelada também ajudou nas vendas da rede.
“Construímos relacionamentos duradouros e confiáveis com nossos parceiros para garantir que possamos entregar os icônicos hambúrgueres quadrados frescos, nunca congelados, que nossos fãs esperam e amam”, disse Li.
Os concorrentes notaram isso, incluindo o McDonald’s em 2018, quando trocou a carne bovina congelada por carne fresca na maioria de seus hambúrgueres de meio quilo vendidos nos Estados Unidos. No Japão, a rede está atualmente experimentando pães quadrados (os hambúrgueres ainda são redondos) para uma promoção especial.
A rede de fast-food White Castle também usa hambúrgueres quadrados –uma invenção que, na verdade, antecede a Wendy’s. De acordo com sua história, a rede começou em 1921 vendendo hambúrgueres quadrados fáceis de comer e chamados de “Sliders”. Em 1954, a White Castle adicionou cinco furos ao hambúrguer para que eles pudessem cozinhar mais rápido.
A Wendy’s examinou a possibilidade de mudar para hambúrgueres redondos cerca de uma década atrás, porque formatos perfeitamente quadrados pareciam de carne processada para os grupos de foco. No entanto, um hambúrguer redondo seria antitético à visão do fundador Thomas. Em vez disso, a Wendy’s ajustou levemente a forma para um “quadrado natural” com bordas irregulares.
“O hambúrguer quadrado faz parte da experiência da marca Wendy’s e vem sendo utilizado como diferencial na categoria fast-food”, segundo Marisa Mulvihill, sócia e head de marca e ativação na consultoria global Prophet.
“Mudar para hambúrgueres redondos exige deixar para trás sua história inspiradora e experiência distinta, que provavelmente diminuirá um pouco a relevância da marca Wendy’s”.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Compartilhe:
O McDonald’s anunciou um novo menu de baixo custo, o “McValue”, uma nova categoria de…
A cesta de Natal fechará o ano com alta de 9,16%, projeta a prévia do…
Os americanos estão fartos das altas contas do supermercado e esperam que o presidente eleito…
O pepperoni estava saindo de controle na Hormel, empresa de alimentos dos Estados Unidos.No ano…
A confiança do consumidor dos Estados Unidos aumentou para um recorde de sete meses no…
Os preços mundiais dos alimentos subiram em outubro, atingindo a maior alta em 18 meses,…