Notícias do Delivery e do Brasil                                                                           
Pular para o conteúdo
Início » Lula demite presidente da Petrobras; ex-ANP deve assumir comando

Lula demite presidente da Petrobras; ex-ANP deve assumir comando

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu na noite desta terça-feira (14) o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Prates, que foi senador pelo estado do Rio Grande do Norte, assumiu o comando da estatal em janeiro do ano passado.

Segundo informações do jornal O Globo, Prates se despediu nesta tarde de seus diretores e comunicou à equipe que Magda Chambriard, que foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Dilma Rousseff, será a nova presidente da companhia.

Em comunicado enviado ao mercado, a petroleira informou que o ex-senador recebeu solicitação para que o conselho de administração da empresa se reúna para “apreciar o encerramento antecipado do mandato de forma negociada”.

Em nota, a Petrobras disse que Prates informou que se sua saída for aprovada, ele pretende apresentar sua renúncia ao cargo de membro do conselho de administração da petroleira.

No pós-mercado, as American Depositary Receipts (ADRs) da petroleira caíam próximo de 7% na bolsa de Nova York (Nyse), cotadas a US$ 15,54.

Dividendos

O desgaste de Prates no comando da empresa se intensificou quando a estatal chegou a comunicar que não pagaria dividendos extraordinários de R$ 43,9 bilhões referentes ao quatro trimestre de 2023. Entretanto, o conselho da companhia o Conselho de Administração acabou aprovando a distribuição.