MOSCOU (Reuters) – Um tribunal russo determinou que os ativos, contas, propriedades e ações do Deutsche Bank e do Commerzbank sejam apreendidos na Rússia como parte de uma ação judicial envolvendo os bancos alemães, mostraram documentos judiciais.
Os bancos estavam entre os credores fiadores de um contrato para a construção de uma unidade de processamento de gás na Rússia com a alemã Linde, que foi encerrado devido às sanções ocidentais.
Os processos foram movidos pela RusChemAlliance, com sede em São Petersburgo, uma joint venture 50% pertencente à gigante russa do gás Gazprom, que é a operadora do projeto.
O tribunal de arbitragem de São Petersburgo proibiu o Deutsche Bank de exercer a sua participação de 100% no capital autorizado da sua subsidiária russa, bem como do Deutsche Bank Technology Center LLC.
O tribunal também impôs a apreensão de até 238,6 milhões de euros em títulos, imóveis e contas bancárias do Deutsche Bank, bem como de sua subsidiária russa e do Deutsche Bank Technology Center.
O Deutsche Bank em Frankfurt disse que já havia provisionado cerca de 260 milhões de euros para o caso.
“Precisamos ver como essa reivindicação será implementada pelos tribunais russos e avaliar o impacto operacional imediato na Rússia”, disse o banco em um comunicado.
O tribunal também apreendeu os ativos do Commerzbank no valor de 93,7 milhões de euros, bem como títulos e o edifício do banco no centro de Moscou.
O Commerzbank não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
(Reportagem da redação da Reuters; reportagem adicional de Tom Sims em Frankfurt)