Notícias do Delivery e do Brasil                                                                           
Pular para o conteúdo
Início » Carro nos EUA é mais barato do que aqui – e muitas vezes nem tem IPVA

Carro nos EUA é mais barato do que aqui – e muitas vezes nem tem IPVA

Você já deve ter ouvido falar que um carro nos Estados Unidos é mais barato do que aqui no Brasil. É verdade. E mesmo para quem pode contar com transporte público eficiente lá na terra do Tio Sam, a compra parece tentadora. 

No episódio desta semana da série Passaporte InvestNews, o jornalista Dony de Nuccio – que se mudou recentemente para os Estados Unidos – explica como é comprar um carro em solo americano: as taxas e impostos cobrados, como funciona o seguro e como contratar um financiamento ou leasing bancário. Dony também comenta a participação das montadoras no mercado americano, os modelos de automóveis mais consumidos e as diferenças de preços em relação ao Brasil.

Para fazer uma comparação de valores justa é preciso considerar o poder de compra da população. Com o salário mínimo brasileiro, uma pessoa precisaria trabalhar 106 meses (ou seja, quase nove anos) para comprar um Corolla, por exemplo. Nos Estados Unidos, um cidadão levaria 11 meses para adquirir o mesmo carro, levando em conta o salário mínimo em dólar, claro. Não à toa, o mercado de carros americano é sete vezes maior do que o nosso, segundo dados da Wards Intelligence.

Quando o assunto são os impostos, cada estado americano tem suas regras. Na Flórida, por exemplo, quem compra um automóvel está sujeito ao pagamento das seguintes taxas:

  • sales tax (imposto sobre venda)
  • county tax (imposto do condado)
  • registration fee (taxa de registro inicial)
  • title fee (taxa de transferência de titularidade)
  • licence plate fee (taxa para emitir uma nova placa)

Já o IPVA, chamado de Auto Property Tax, é zero em metade dos estados americanos. Entre as regiões que cobram o imposto, a Virgínia registra a taxa mais cara. Na Flórida, o IPVA não é cobrado.

Nos EUA, impostos e taxas pesam mais no momento da compra do automóvel, mas, depois, o único custo é o do registro de renovação anual. Uma das curiosidades dos Estados Unidos é que a placa do carro fica sob a titularidade do proprietário – em uma venda, portanto, o carro vai para o novo dono, mas a placa fica com o antigo.

Confira o vídeo completo abaixo:

O episódio sobre como comprar um automóvel nos Estados Unidos é o sétimo da série Passaporte InvestNews.

Entre os temas abordados na série estão:

Todas as quartas, 18h, você confere um novo episódio em nosso canal no YouTube.

Boa jornada.