A participação dos eleitores no primeiro turno das eleições legislativa francesa é a maior em quase 40 anos. A votação que foi antecipada tem o partido de extrema direita Reunião Nacional (Rassemblement National) dominando as pesquisas.
LEIA MAIS: Milhares vão às ruas na França em protesto contra avanço da extrema direita
Segundo o Ministério do Interior, até as 17h deste domingo (30), horário de Paris (meio dia no horário de Brasília), 59,4% dos eleitores registrados haviam votado, em comparação com 39,4% no mesmo horário na última votação há dois anos.
A participação final é esperada para atingir pouco mais de 69%, de acordo com a média de quatro empresas de pesquisa. Isso seria o maior índice desde a participação de 78,5% registrada em 1986, segundo dados anteriores fornecidos pela empresa de pesquisa Ipsos.
A decisão surpresa do presidente Emmanuel Macron de dissolver a Assembleia Nacional abriu as portas para que o partido de extrema direita Reunião Nacional, liderado por Marine Le Pen, forme o próximo governo.
Antes do fim das campanhas na sexta-feira à noite, as pesquisas mostravam o grupo de Le Pen e seus aliados a caminho de ganhar o maior número de assentos no parlamento, atrás da aliança de esquerda Nova Frente Popular. O grupo de Macron estava em terceiro lugar.
Uma alta participação pode ter uma influência significativa no resultado final, pois aumenta a probabilidade de três candidatos terem votos suficientes para passar para o segundo turno em 7 de julho. Isso abre a possibilidade de um desistir para desviar o apoio para um candidato mais bem colocado contra a extrema direita, entre outras opções.
“A explosão de segundos turnos de três vias é sem precedentes”, disse Brice Teinturier, da empresa de pesquisa Ipsos, ao jornal Le Parisien, acrescentando que o comportamento de votação pode diferir de 2022, dado que a Reunião Nacional nunca esteve tão perto do poder.
Em 2022, houve apenas oito segundos turnos de três vias, com uma participação final de 47,51% dos eleitores registrados. De acordo com uma pesquisa realizada pela Odoxa com 2.005 adultos em 26 e 27 de junho, isso pode aumentar para entre 64% e 68%, o que leva a um montante entre 160 e 200 votos de segundo turno envolvendo mais de dois candidatos.
As projeções dos resultados do primeiro turno serão publicadas a partir das 20h.