As Olimpíadas de Paris 2024 vão mostrar milhares de atletas do mundo todo desafiando o tempo para ser o mais rápido nas pistas, piscinas e quadras. Correr contra o relógio para encaixar 329 eventos com disputa de medalhas em pouco mais de duas semanas de competição é um exercício grande de logística.
Oficialmente são 16 dias de duração: a cerimônia de abertura começa no dia 26 de julho e a de encerramento será dia 11 de agosto. Mas nos dias 24 e 25 já haverá jogos de futebol, handebol, rúgbi sevens e outros esportes. Isso porque começar as disputas antes da cerimônia é comum nas Olimpíadas.
LEIA MAIS: Olimpíadas de Paris: tudo o que você precisa saber
O calendário olímpico prevê competições em 18 datas. Até no último dia, horas antes da festa de encerramento, vai ter final de vôlei e basquete feminino, handebol e pólo aquático masculino, lutas e a maratona para mulheres. Ou seja: o evento esportivo acontece no ritmo de um corredor de 100 metros, com alto volume e intensidade.
Ao contrário de eventos do futebol, como a Copa do Mundo e a Eurocopa (duram um mês), ou a Copa América (são três semanas de disputa), nas Olimpíadas o ritmo é frenético: todo mundo tem o tempo certo de ganhar, subir no pódio, cantar o hino, receber a medalha e descer porque logo vem o próximo. É tudo cronometrado.
Somente no dia da cerimônia de abertura que tudo para. Afinal, ninguém quer perder a festa que será realizada às margens do Rio Sena.
Quais foram as Olimpíadas mais curtas e as mais longas da história?
A primeira edição das Olimpíadas, em 1896, foi a mais curta da história. Os Jogos Olímpicos realizados em Atenas, na Grécia, duraram apenas nove dias. E isso aconteceu porque apenas 14 países participaram daquelas Olimpíadas, que reuniu 247 atletas – um número ínfimo comparado aos 10.500 que estarão em Paris-2024.
O problema é que logo depois virou uma bagunça. As Olimpíadas de 1900 duraram 167 dias, ou seja, mais de cinco meses de competição. Começaram em maio e só foram terminar em outubro daquele ano. Não teve cerimônia de abertura nem de encerramento. As competições se arrastaram ao longo dos meses.
LEIA MAIS: Por que as Olimpíadas de Paris são uma vitória histórica para as mulheres?
Mas as Olimpíadas mais longas da história aconteceram em 1908 em Londres, na Inglaterra, com 22 países e mais de 2 mil atletas participantes. Foram 187 dias de Jogos Olímpicos, ou seja, mais de seis meses até tudo acabar.
Somente a partir das Olimpíadas de 1932, em Los Angeles (EUA), que ficou decidido que os jogos seriam concentrados em pouco mais de duas semanas de competição. As Olimpíadas passaram a durar entre 15 e 16 dias e, na maioria dos casos, a se concentrar entre julho e agosto.