As Olimpíadas de Paris 2024 serão as primeiras em igualdade de gênero no número de atletas participantes. Pela primeira vez o número de mulheres é igual ao número de homens entre os 10.500 atletas inscritos. Para aumentar a participação feminina e crescer com a política de igualdade de gênero, o Comitê Olímpico Internacional aumentou o número de eventos mistos, nos quais homens e mulheres competem juntos e, às vezes, misturados em duplas ou equipes mistas.
Entre as novidades está a maratona de marcha atlética, evento que entrou no lugar da marcha de 50 km, que era exclusiva para homens. Agora, homens e mulheres juntos vão dividir o desafio de percorrer 42 km pelas ruas de Paris. No nado artístico, os homens poderão participar pela primeira vez das apresentações sincronizadas em parceria com as mulheres na disputa por equipes mistas.
LEIA MAIS: Por que as Olimpíadas de Paris são uma vitória histórica para as mulheres?
Alguns eventos lançados nas Olimpíadas de Tóquio-2020 deram certo e seguem no calendário olímpico, como a competição de judô por equipes mistas (homens e mulheres foram um time, mas na hora de lutar é homem contra homem e mulher contra mulher), e o revezamento 4x100m medley na natação.
Os esportes de raquete (badminton, tênis e tênis de mesa) também terão competições entre duplas mistas. Tiro, tiro com arco, hipismo e vela são outros esportes que incluem disputas com homens e mulheres reunidos. Veja a lista abaixo:
- Atletismo – Maratona de marcha atlética
- Badminton – Duplas mistas
- Hipismo – Adestramento individual
- Hipismo – Adestramento por equipes
- Hipismo – CCE individual
- Hipismo – CCE por equipes
- Hipismo – Saltos individual
- Hipismo – Saltos por equipes
- Judô – Competição por equipes
- Natação – 4x100m medley
- Nado artístico por equipes
- Tiro – Carabina de ar 10m – duplas
- Tiro – Pistola de ar 10m – duplas
- Tiro – Skeet – duplas
- Tiro com arco por equipes
- Tênis – duplas
- Tênis de mesa – duplas
- Triatlo – revezamento
- Vela – classe 470
- Vela – classe Nacra 17