A Petrobras (PETR4) fez uma oferta não vinculante para comprar a operação e uma fatia do bloco exploratório de petróleo e gás de Mopane, na Namíbia, disse a diretora de Exploração e Produção da estatal, Sylvia dos Anjos, nesta sexta-feira (26), à Reuters.
A executiva explicou que a Petrobras foi convidada pela Galp Energia para fazer parte do processo competitivo, em momento em que a petrolífera brasileira tem enfrentado dificuldades para obter licenciamentos ambientais para avançar com a exploração no Brasil, em meio a uma greve do Ibama.
A empresa encontrou forte resistência de grupos indígenas e reguladores ambientais, retardando os seus esforços para perfurar em áreas offshore promissoras perto da foz do rio Amazonas.
A descoberta de Mopane pela Galp, que se estima conter pelo menos 10 bilhões de barris de petróleo e gás equivalente, seria avaliada em mais de US$ 10 bilhões, segundo algumas estimativas. A empresa portuguesa lançou em abril o processo de venda de metade da sua participação de 80% na Licença de Exploração Petrolífera 83.
LEIA MAIS: Em meio a pressão do governo, lucro bilionário da Vale surpreende
A diretora não especificou se a oferta é para os 40% que a Galp quer vender.
“Nós somos os melhores operadores de águas profundas… O normal é, quem quer um operador, vai procurar a Petrobras… Então, naturalmente, até pelas nossas parcerias naturais, ela procura ver se a Petrobras pode se candidatar”, disse Anjos, em sua primeira entrevista após assumir a liderança da área. “Se eles não escolherem a gente, estão perdendo.”
(Por Marta Nogueira)