William Lima ganhou a medalha de prata e Larissa Pimenta foi medalha de bronze no judô nas Olimpíadas de Paris 2024 neste domingo (28). Com isso, o judô brasileiro alcança a marca de 26 medalhas olímpicas e se consolida como o esporte que o Brasil mais “medalhou” em Olimpíadas.
O judô brasileiro conquistou sua primeira medalha nas Olimpíadas de Munique, em 1972, um bronze com Chiaki Ishii. Desde as Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, o judô brasileiro ganhou medalha em toda edição. São 11 Olimpíadas seguidas com o Brasil colocando seus judocas no pódio.
LEIA MAIS: Rayssa Leal: Quanto custa o top da ‘fadinha’ medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris 2024?
Willian e Larissa
Willian Lima venceu na primeira rodada Sardor Nurillaev, do Uzbequistão. Na rodada seguinte, passou por Serdar Rahimov, do Turcomenistão. Nas quartas-de-final, derrotou com um ippon Baskhuu Yondonperenlei, da Mongólia. Na semifinal, ganhou também por ippon de Gusman Kyrgyzbayev, do Cazaquistão. Na final, Willian perdeu para Hifumi Abe do Japão, que se tornou bicampeão olímpico da categoria.
Larissa Pimenta conquistou a medalha de bronze na categoria 52 kg no judô
Larissa Pimenta estreou com vitória sobre Djamila Silva (Cabo Verde), em seguida venceu a britânica Chelsie Giles, e perdeu para a francesa Amandine Buchard.
Na repescagem, Larissa venceu a alemã Mascha Ballhaus. Na disputa da medalha, derrotou a campeã mundial Odette Giuffrida, também no golden score, por acúmulo de punições.
Com as medalhas de Willian Lima e Larissa Pimenta, o Brasil soma quatro medalhas de ouro, quatro de prata e 18 de bronze em sua trajetória olímpica. E a tendência é de vir mais. O Brasil disputou ainda em quatro categorias no feminino, cinco no masculino, e mais a competição por equipes mistas.
Depois do judô, a vela e o atletismo aparecem com 19 medalhas olímpicas, sendo que na vela o Brasil ganhou oito medalhas de ouro, o maior número para uma modalidade.
Medalhas do Brasil em Olimpíadas por esporte
Veja todos os medalhistas do Brasil no judô
- 1972 – Chiaki Ishii (bronze)
- 1984 – Douglas Vieira (prata), Luis Onmura e Walter Carmona (bronze)
- 1988 – Aurélio Miguel (ouro)
- 1992 – Rogério Sampaio (ouro)
- 1996 – Aurélio Miguel e Henrique Guimarães (bronze)
- 2000 – Tiago Camilo e Carlos Honorato (prata)
- 2004 – Leandro Guilhero e Flavio Canto (bronze)
- 2008 – Ketlyn Quadros, Leandro Guilhero e Tiago Camilo (bronze)
- 2012 – Sarah Menezes (ouro), Felipe Kitadai, Mayra Aguiar e Rafael Silva (bronze)
- 2016 – Rafaela Silva (ouro), Mayra Aguiar e Rafael Silva (bronze)
- 2020 – Daniel Cargnin e Mayra Aguiar (bronze)
- 2024 – Willian Lima (prata) e Larissa Pimenta (bronze)