Notícias do Delivery e do Brasil                                                                           
Pular para o conteúdo
Início » Judô do Brasil ganha bronze inédito por equipes na melhor campanha em Olimpíadas

Judô do Brasil ganha bronze inédito por equipes na melhor campanha em Olimpíadas

jueq Judô do Brasil ganha bronze inédito por equipes na melhor campanha em Olimpíadas
Brasil conquista medalha de bronze em equipe no judô. Foto: Miriam Jeske/COB

As Olimpíadas de Paris 2024 vão até 11 de agosto, mas o último dia das competições do judô terminou neste sábado (3). O Brasil encerrou sua participação conquistando a medalha de bronze por equipes mistas. Obteve, assim, a maior campanha neste esporte em toda a sua história olímpica.

Foram quatro medalhas conquistadas:

  • Ouro: Beatriz Souza
  • Prata: Willian Lima
  • Bronze: Larissa Pimenta e Equipe Brasil (Rafael Macedo, Rafaela Silva, Leonardo Gonçalves, Ketleyn Quadros, Willian Lima e Beatriz Souza)

LEIA MAIS: Quadro de medalhas das Olimpíadas

bsouza Judô do Brasil ganha bronze inédito por equipes na melhor campanha em Olimpíadas
O primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris é o da judoca Bia Souza. Foto: Alexandre Loureiro/COB

O número de medalhas no judô é o mesmo do obtido nas Olimpíadas de Londres, em 2012, com a diferença que naquela ocasião foram uma de ouro e três de bronze. Em Paris, o Brasil “trocou” um bronze por uma prata.

Além disso, o judô se consolidou nessas Olimpíadas como o esporte que mais medalhas trouxe para o Brasil na história dos jogos. Foram 28 conquistas desde a primeira medalha obtida em 1972.

Com a medalha de bronze, os judocas brasileiros vão dividir o prêmio de R$ 280 mil oferecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

LEIA MAIS: Como funciona o bônus do COB para medalhistas brasileiros

rsjud Judô do Brasil ganha bronze inédito por equipes na melhor campanha em Olimpíadas
Rafaela Silva comemora vitória sobre adversária italiana no judô por equipes mistas. Foto: Miriam Jeske/COB

Como o Brasil foi bronze por equipes no judô

Rafaela Silva foi o grande destaque da conquista. Ela venceu todas as cinco lutas que disputou – inclusive a luta desempate no duelo contra a Itália, que valia a medalha de bronze. Foi a segunda medalha olímpica de Rafaela, que foi ouro na Rio-2016.

Beatriz Souza e William Lima ganharam a segunda medalha nestas Olimpíadas de Paris-2024. Ketleyn Quadros ganhou sua segunda medalha de bronze (ela já tinha uma, conquistada em Pequim-2008).

prata_judo_willian_lima_JUDOMASC_WR_2024.07.28_3531 Judô do Brasil ganha bronze inédito por equipes na melhor campanha em Olimpíadas
O medalhista de prata Willian Lima na cerimônia de entrega de medalhas no pódio. Foto: Wander Roberto/COB

Como funciona a competição por equipes mistas

Neste modelo de competição por equipes mistas, cada país tem seis judocas, sendo três homens e três mulheres, que enfrentam adversários do mesmo gênero dentro de cada categoria: peso leve (57 kg feminino e 73 kg masculino), peso médio (70 kg feminino e 90 kg masculino) e peso pesado (acima de 78 kg feminino e mais de 100 kg masculino).

No primeiro confronto, o Brasil derrotou o Cazaquistão por 4 a 2. Rafaela Silva, Ketleyn Quadros, Leonardo Gonçalves e a campeã olímpica Beatriz Souza venceram suas lutas, enquanto Daniel Cargnin e Rafael Macedo foram derrotados.

Em seguida, contra a Alemanha, o Brasil perdeu por 4 a 3. Bia Souza, Rafaela Silva e Rafael Macedo venceram suas lutas, mas Daniel Cargnin, Ketleyn Quadros e Leonardo Gonçalves perderam. Na luta pelo desempate, Leonardo foi derrotado novamente, e o Brasil foi disputar a repescagem.

Contra a Sérvia, o Brasil venceu sem dificuldades por 4 a 1. Ketleyn Quadros, Rafael Macedo, Rafael “Baby” Silva (que substituiu Leonardo Gonçalves) e Rafaela Silva venceram, enquanto a campeã Bia Souza perdeu sua primeira luta em Paris.

Na disputa pelo bronze, Brasil e Itália fizeram uma disputa parelha que terminou empatada em 3 a 3. Rafael Macedo, Bia Souza e Rafaela Silva venceram suas lutas enquanto que Leonardo Gonçalves, Willian Lima e Ketleyn Quadros foram derrotados. Na luta pelo desempate, o sorteio definiu a categoria até 57 kg feminino, de Rafaela Silva. Ela derrotou a italiana Veronica Toniolo com um wazari e garantiu a medalha para o Brasil.

Todos os medalhistas do Brasil no judô:

  • 1972 – Chiaki Ishii (bronze)
  • 1984 – Douglas Vieira (prata), Luis Onmura e Walter Carmona (bronze)
  • 1988 – Aurélio Miguel (ouro)
  • 1992 – Rogério Sampaio (ouro)
  • 1996 – Aurélio Miguel e Henrique Guimarães (bronze)
  • 2000 – Tiago Camilo e Carlos Honorato (prata)
  • 2004 – Leandro Guilhero e Flavio Canto (bronze)
  • 2008 – Ketleyn Quadros, Leandro Guilhero e Tiago Camilo (bronze)
  • 2012 – Sarah Menezes (ouro), Felipe Kitadai, Mayra Aguiar e Rafael Silva (bronze)
  • 2016 – Rafaela Silva (ouro), Mayra Aguiar e Rafael Silva (bronze)
  • 2020 – Daniel Cargnin e Mayra Aguiar (bronze)
  • 2024 – Beatriz Souza (ouro), Willian Lima (prata), Larissa Pimenta e Equipe Brasil – Rafael Macedo, Rafaela Silva, Leonardo Gonçalves, Ketleyn Quadros, Willian Lima e Beatriz Souza (bronze)