A Suzano (SUZB3) anunciou nesta seta-feira (12) a aquisição de duas fábricas da Pactiv Evergreen nos Estados Unidos. O acordo, de US$ 110 milhões, inclui as fábricas de Pine Bluff, no estado do Arkansas, e Waynesville, na Carolina do Norte, onde são produzidos papelcartão para embalagens de líquidos e copos de papel.
Com a transação, a Suzano amplia sua presença na América do Norte e ingressa no mercado de embalagens para consumo e food service na região.
Sujeita a aprovações regulatórias, previstas para ocorrerem até o final deste ano, a transação adicionará aproximadamente 420 mil toneladas integradas de papelcartão à capacidade anual de produção da Suzano. Com o acordo, a multinacional brasileira se tornará uma grande fornecedora de papéis utilizados na produção de Liquid Packaging Board, material amplamente difundido no mercado alimentício norte-americano, além de possibilitar a ampliação de sua posição de fornecedora no segmento de copos de papel.
LEIA MAIS: Agora ex-CEO da Suzano, Walter Schalka faz um ‘wake up call’ para executivos
Além da aquisição das fábricas, a Suzano formalizou um acordo de longo prazo com a Pactiv Evergreen para continuar fornecendo o papelcartão usado em embalagens de líquidos nas unidades de conversão da empresa norte-americana.
Os ativos adquiridos têm como diferenciais a grande disponibilidade de madeira na região, o baixo custo da energia e o acesso privilegiado a ferrovias, portos e rodovias.
A compra da fábrica de Pine Bluff ocorre semanas depois de a Suzano ter desistido da oferta pela gigante norte-americana International Paper Co., uma transação que teria permitido à empresa brasileira, a maior produtora mundial de papel, expandir-se internacionalmente e diversificar as operações no setor de embalagens.
A Pactiv Evergreen, sediada em Lake Forest, Illinois, tem explorado alternativas estratégicas para sua fábrica em Pine Bluff, Arkansas, e disse, de acordo com o último documento público disponível, que não havia definido um cronograma em relação a esse processo.
LEIA MAIS: Eletrobras e Suzano se unem para produção de hidrogênio verde e combustíveis sintéticos