Província argentina é processada em NY após calote em títulos
A província argentina de La Rioja foi processada por credores em um tribunal dos EUA, intensificando uma batalha jurídica sobre um calote de US$ 9,7 milhões em pagamentos de títulos públicos.
O processo, protocolado na quinta-feira em um tribunal federal de Nova York, está relacionado a um título em dólares da província com juros de 8,5% ao ano e vencimento em 2028. Estava previsto um pagamento relativo ao principal (a parte fora dos juros) para o dia 24 de fevereiro, o que não ocorreu. A província realizou um pagamento de juros no final de março, mas uma parte desse valor ficou retida pelo agente fiduciário dos títulos.
Os autores do processo são os fundos americanos Beauregarde Holdings e Sandglass Select. Eles detêm mais de 50% dos títulos em circulação da província de La Rioja – o equivalente a US$188 milhões. Os fundos, domiciliados no Reino Unido e nas Ilhas Cayman, estão solicitando o pagamento de pelo menos $9,7 milhões em juros e principal.
Localizada no noroeste da Argentina, La Rioja é uma das várias províncias afetadas pelos cortes do presidente Javier Milei, como parte de um processo de “terapia de choque” que ele diz ser necessária para colocar a economia de volta aos trilhos.